Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


domingo, 25 de abril de 2010

Cheesecake de Curd de Limão




Ingredientes:

1 pacote de natas (200 mg.) ou a mesma quantidade de iogurte natural
1 embalagem de queijo fresco para barrar (250 gr.)
60 gr. de açúcar branco
3 colheres de sopa bem cheias de Curd de Limão mais 3 colheres para decoração
2 folhas de gelatina
1 pacote de bolacha Maria ou similar
75 gr. de manteiga

Preparação:

Comece por preparar a base do cheesecake. Triture a bolacha à qual se junta a manteiga derretida. Amasse bem com as mãos até obter uma pasta com a qual irá forrar uma forma de tarte com fundo amovível. Se não tiver este tipo de forma coloque papel de celofane numa tarteira convencional e aplique a bolacha por cima. Pressione bem. O papel irá facilitar a tarefa de desenformar.

Bata as natas frias até obter a consistência de chantilly. Adicione o açúcar. Continue com a batedeira ligada e junte também o queijo fresco. Use queijo tipo marca Philadelphia. Eu usei um muito similar da marca Lidl com baixo teor de gordura. 

Entretanto já tinha as duas folhas de gelatina demolhadas. Escorra a água mas deixe um pouco. Leve 20 segundos ao microondas até derreter. Deite a gelatina na mistura que continue a bater. Por fim adicione as 3 colheres de curd de limão (veja aqui como o preparar).

Coloque o batido na tarteira já forrada com a bolacha. Alise e leve ao frigorífico para endurecer. Mais tarde espalhe delicadamente mais 3 colheres de curd até cobrir toda a superfície da tarte.

Leve à mesa inteira ou já nos pratos individuais. Sirva bem fresca. O ligeiro sabor de limão no creme com o sabor mais forte na camada superior combinam bastante bem. Uma ideia muito fresca! Para os amantes light, podem substituir as natas por igual quantidade de iogurte natural. Nesse caso usem 4 folhas de gelatina. Na versão menos calórica usem um queijo fresco tipo light (gostei bastante do que o Lidl tem). 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails