Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Salada decorada com Pepino em Palmeira


Diz-se que os olhos também comem. Uma simples salada de alface e cenoura ralada pode-se transformar no alvo das atenções. Experimente fazer isto e garanto-lhe que a sua palmeira (ou coqueiro) vai ficar badalada.

Ingredientes:

Alface e cenoura ralada
(ou outros dois vegetais com cores que contrastem)
1 pepino
2 bolinhas de melão
6 palitos

Preparação:

Disponha na travessa a salada de forma organizada, geométrica e/ou concêntrica.

  1. Lave o pepino descasque e corte ao alto 4 tiras de casca (que irão ser os ramos do coqueiro).

  2. Com uma tesoura faça o rendilhado dos ramos de ambos os lados, cortando pequenos triângulos espaçados. Repita a operação para os 3 ramos restantes.

  3. Corte a base e o topo do pepino de forma recta para que assente em pé.

  4. No topo do pepino imagine 4 cantos. Com um faca corte na diagonal cada um desses cantos cerca de 2 cm. O objectivo é encaixar cada ramo nesse corte.

  5. Por fim para segurar os ramos, insira um extremo no corte acabado de fazer e penda com um palito

  6. Não enterre os palitos totalmente, deixe um pouco de fora que servirá para assentar e prender as duas bolinhas de melão. Se precisar de 1 ou 2 palitos no centro coloque-os , nesse caso disfarce os outros. Em princípio as bolinhas irão ocultar os palitos.
O pepino propriamente dito não vai para o lixo, aproveite e coma-o no dia seguinte numa salada temperada com orégãos, azeite e um pouco de sumo de limão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails