Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 11 de maio de 2010

Azeitonas Pretas Temperadas com Cenoura e Paprika


Não tenho ideia até que ponto as pessoas conhecem ou não esta forma de temperar azeitonas. Na verdade só há um pormenor relativo a estas da foto que não está igual às originais. Passo a contar.

Como sabem as azeitonas que vemos à venda são essencialmente de três tipos (excluindo as azeitonas recheadas). Temos as britadas (aquelas que levam um golpe e ficam esborrachadas), as retalhadas (levam um golpe de faca) e as simples (a azeitona inteira). Há ainda um quarto tipo mas que nunca vi à venda, são as azeitonas de salmoura. Apenas conheço por via de familiares que as fazem. Enquanto que as três primeiras são preparadas e conservadas em água, sal, ervas e limão estas últimas são preparadas como se fosse um presunto. Coloca-se uma camada de sal, uma camada de azeitonas pretas e assim sucessivamente. Ficam nesta conserva de sal uns 3 meses aproximadamente.

Para serem postas na mesa necessitam de ser bem lavadas em várias águas e mesmo assim ficam salgadinhas. Como o sal tem a propriedade de reter/absorver os líquidos, o aspecto final dessas azeitonas não é o liso da foto, ficam enrugadas e chupadas para dentro, por efeito da redução do líquido.

Podem-se comer assim simples, mas eu recordo-me delas dos meus tempos de infância/adolescência quando ainda se ia às matanças de porco. E lá estavam estas azeitonas temperadas com cenoura e pimentão vermelho (paprika). Eu acho que me dedicava mais a escolher as rodelas de cenoura que a comer as azeitonas propriamente ditas. Confesso que sou apreciador de azeitonas mas conheço fanáticos por elas! 

Enquanto não conseguir obter umas originais (lá para a altura do Natal), fiz o mesmo tempero com as banais azeitonas pretas com caroço.

Ingredientes:

1 frasco de azeitonas pretas de conserva
3 cenouras pequenas
2 dentes de alho
azeite
sumo de limão
1 colher de sopa de pimentão (paprika)
pimenta moída na altura
sal

Preparação:

Descasque as cenouras e corte-as em rodelas de grossura média. Indiquei que as cenouras devem ser pequenas para que as rodelas não fiquem muito grandes, devem ficar de tamanho parecido às azeitonas. Coza-as bem em água com um pouco de sal. Escorra e reserve.

Descasque os alhos e pique-os finamente para um recipiente com as azeitonas. Mistura a colher de sopa bem cheia de paprika com um bocado de azeite e meio limão grande. Misture bem e adicione um pouco de pimenta moída e sal refinado (as azeitonas tem de ficar a saber ligeiramente a salgadas). Junte as cenouras às azeitonas, regue e misture bem com o molho. De preferência faça isto no dia anterior, as cenouras vão absorver mais estes sabores.

1 comentário:

  1. eu adoro azeitonas! esta receita fez-me lembrar uma receita de conserva de cenouras que publiquei aqui: http://daprussia.wordpress.com/2010/04/07/conserva-de-cenouras-a-receita-em-portugues-para-a-pipoka/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails