Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sábado, 1 de maio de 2010

Cogumelos no Forno


Estes cogumelos são inspirados numa receita de uma pequena casa em Madrid com o nome “Mesón del Champiñón”. Já estive em Madrid algumas vezes e para mim não ir lá é quase como ir a Roma e não ver o Papa. O local é pequeno, mas vale a pena pelos maravilhosos cogumelos, especialidade da casa. Existem outros tipos de tapas, incluindo os pimentos Padrón (aqueles pimentinhos pequenos que como dizem os Espanhóis: “Pimentos de Padrón, unos pican otros non”).

A “Mesón del Champiñón” está numa rua de restaurantes mesmo numa lateral dos edifícios da praça central e mais conhecida de Madrid, a Plaza Mayor. No início dessa rua está o antigo Mercado de San Miguel, renovado e mais um excelente local para petiscar tapas ou mesmo só para visitar. Vejam este link com a localização.

Os cogumelos deles são grelhados na chapa, têm um bocadinho de chouriço, coentros, bastante azeite, sumo de limão e um ligeiro toque de piripiri. Na minha sugestão fi-los no forno.

Ingredientes:

Cogumelos frescos
Coentros
Chouriço
Azeite
Sumo de limão
Piripiri seco inteiro
Sal

Preparação:

Arranje os cogumelos eliminando-lhes o pé para que formem uma concha. Colocar um bocadinho de chouriço em cada um bem como coentros picados, um pouco do piripiri esmagado, sumo de limão e sal (pouco). Leve ao forno 15 minutos.

Sirva ainda quentes. Decorei com um palito de batata palha o que me fez lembrar os originais de Madrid que são servidos espetados com dois palitos (para não nos queimarmos e para evitar facas e garfos o que faria com que o líquido do molho saísse do cogumelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails