Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Maria Mole


Eu chamo à "Maria Mole" a gelatina dos Brasileiros. Nem sempre temos de fazer tudo e sermos uns reis da cozinha e umas fadas do lar. Há coisas que a indústria agro-alimentar se encarrega de nos pôr à disposição. A "Maria Mole" chama-se mesmo assim, é uma caixinha pequena tipo embalagem de gelatina. Já se encontra com alguma facilidade em alguns supermercados. A origem e fabricante são do Brasil. Existe de morango, coco, coco queimado, simples e provavelmente haverá mais.

Prepara-se de forma muito simples, juntando uma determinada quantidade de água a ferver (que agora não me recordo, vem sempre nas instruções, mas penso que são 250 ml.) ao pó da saqueta. Bate-se em seguida com a batedeira uns 5 minutos até ficar tipo umas claras em castelo. Vai crescer nitidamente.

Passe um pouco de óleo num tabuleiro de pirex rectangular e deite a "Maria Mole" alisando-a. Leve ao frigorífico por umas horas. Com uma faca afiada corte tiras na vertical e depois na horizontal de forma a que fique com cubos ou pequenos rectângulos. Com a ajuda de uma colher ou de uma espátula retire-os do pirex e passe-os bem por coco ralado. Disponha numa travessa em forma de pirâmide. Pode ainda decorar com alguns confetti.

É ideal para festas de crianças, elas adoram! A não perder pelos admiradores de coco. Fica muito fofo e quase que parece uma goma, daí a atracção das crianças por esta guloseima.

4 comentários:

  1. Miguel pode me dizer onde comprou ou onde viu, pois ando há muito tempo atrás e ainda não encontrei, gostava de preparar para a festa de minha filhota.

    ResponderEliminar
  2. ohhh eu conheço de blogs brasileiros mas nunca vi aqui, onde compraste?

    ResponderEliminar
  3. Olá Conceição e Isa,
    Encontrei nos Supermercados do El Corte Inglés. Nem sempre existe. Está na zona das gelatinas, mousses e pudins. Por vezes fazem campanhas de produtos brasileiros e nessas alturas tem um sector só com esses artigos. Nessas alturas compro para stock, já que tem validade de mais de um ano.
    Conheço uma pequena loja (tipo mini-mercado) que só vende produtos brasileiros (sumos, farinhas, bolos, banana passa que adoro, etc.. etc...) e existe lá sempre a Maria Mole o Sagu e outras delícias.

    ResponderEliminar
  4. Olá Miguel, nunca tinha ouvido falar desta Maria Mole, mas achei o máximo. Só pela cor e aspecto felpudinho acho que vai ser amor à primeira vista (e dentada!!) com a minha criançada!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails