Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cenouras Doces, … Cenourinhas








Estas cenourinhas fazem-me lembrar os doces de maçapão do Algarve com aspecto de frutos. O tamanho delas é semelhante à cenoura baby, no entanto nem são de maçapão nem de são as baby. São uma delícia calórica e visualmente muito atractivas para festas.

Ingredientes:

500 gr. de cenoura
150 gr. de açúcar
½ lata de leite condensado
1 pau de canela
Raspa de ½ laranja


Preparação:

Descasque e rale as cenouras. Junte o açúcar e o pau-de-canela e leve ao lume. Mexa de vez em quando com uma colher-de-pau até que toda a calda que se forma desapareça. Adicione depois o leite condensado e a raspa de laranja, envolva e, em lume brando, não deixe de vigiar.

Quando a mistura começar a secar e formar uma bola que desliza ao inclinar o tacho estará no ponto. Retire o pau-de-canela e unte um prato ou travessa com um pouco de óleo. Deite a massa de cenoura e deixe arrefecer completamente.

Para moldar as cenourinhas molhe a ponta de um dedo em óleo e passe pela palma da mão. Pegue num pouco de massa de cenoura, molde uma pequena bola e dê-lhe no final a forma de uma cenoura. Volte a molhar o dedo em óleo entre cada cenoura. Pode-lhe parecer um pouco complicado moldar a massa dado que é pegajosa mas com algum jeito consegue-se.

Role as cenourinhas em açúcar e disponha-as em formas de papel frisado. Para ficarem mais atractivas, use os pecíolos de ameixas, cerejas ou pequenos ramos de salsa com uma a duas folhas. Guarde no frigorífico em caixa bem fechada. Durarão alguns dias.

Esta receita vi no blogue “Pão, Bolos e Cia.”, fiz metade da receita (rendeu 26 cenourinhas). Apenas juntei um pau-de-canela que acho que enriquece o paladar final.

3 comentários:

  1. Para além de lindas e excelentemente bem apresentadas são bem deliciosas.
    Adorei a foto e o facto de serem feitas com cenoura em vez de maçapão.
    São o tipo dos bolinhos de cenoura que as nossas mães faziam pelas festas de anos, mas claro com um formato bem mais inovador e real.
    Feliz semana ♥

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails