Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bolo de Caramelo com Sementes





Este é o meu bolo de caramelo, hoje com umas sementes à mistura (sementes de papoila e sésamo). Se quiser ponha as sementes em opcional e faça só o bolo, no entanto pela sua textura crocante merecem ser utilizadas.

Este bolo fica super fofo. Utilizei uma forma de 24 cm de diâmetro, sem buraco. Aconselho que utilizem forma com buraco no meio, caso contrário a tendência é para abater no centro.


Ingredientes:

6 ovos
100 gr de manteiga
100 gr de açúcar
150 gr de açúcar para o caramelo
150 gr de farinha de trigo
225 ml de leite meio gordo
1,5 colheres de chá de fermento
3 colheres de sopa de sementes de papoila (opcional)
1 colher de sopa de sementes de sésamo (opcional)


Preparação:

Unte uma forma com manteiga ou com o spray da Espiga. Polvilhe com farinha e reserve. Bata as claras em castelo e reserve também.

Numa frigideira anti-aderente coloque as 150 gr de açúcar com uma colher de água. Ligue o lume para fazer o caramelo. Aqueça o leite até ficar bem quente. Quando o açúcar derreter completamente e ficar líquido, deixe-o no lume até ganhar cor de mel. Para tal agite a frigideira de vem em quando. Logo que atinja o ponto desligue de imediato para não queimar, o que é um processo muito rápido. Deixe reduzir a temperatura um a dois minutos e junte em seguida o leite bem quente. Mexa bem e volte a ligar o lume até o açúcar se desfazer completamente com o leite. Tenha cuidado ao deixar o leite no caramelo, vai borbulhar e salpicar. No final vai obter um leite hiper caramelizado. Deixe que fique morno até juntar à massa.

Bata a manteiga amolecida com o açúcar e junte as gemas. Junte depois o leite caramelizado e bata bem. Adicione as claras em castelo e a farinha peneirada. Envolva com cuidado. 

Por último adicione as sementes de papoila enquanto dá as últimas mexidas. Deite a massa na forma e por cima polvilhe com sementes de sésamo. Leve a cozer em forno a 180º por 25 minutos aproximadamente. Teste com um palito.

As sementes de papoila não tem o mesmo aspecto visual, por exemplo, em relação a este bolo de iogurte. Aqui o que se pretende é uma trincadela estaladiça, o que as minúsculas semente acabam por proporcionar. As sementes de sésamo completam o aspecto visual. Se não tiver/quiser as sementes siga a receita sem elas. Como podem ver pela foto da fatia, a cor de caramelo forte é bastante apelativa,... e fica muito fofinho. Uma delícia sem dúvida.


10 comentários:

  1. Miguel mais um bolo teu para a minha lista,excelente amigo,beijokinhas

    ResponderEliminar
  2. Esse bolo deve ser uma delícia...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela dica.
    Merece bem a pena fazer e repetir este delicioso bolo ♥

    ResponderEliminar
  4. Que lindo, o interior está mesmo fantástico.

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Tomei conhecimento do seu blog através do Facebook Espiga, Ao Teu Gosto!
    Muitos parabéns pela qualidade do blog que tem e das receitas deliciosas.
    Vou passar a ser seguidora.

    Beijinhos e continuação de óptimos cozinhados

    ResponderEliminar
  6. Uma boa receita sem duvida!
    bj

    ResponderEliminar
  7. o bolo esta optimo
    tanto pela cor como por essa parte crocant eu adoro.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Tem um óptimo aspecto, mas como gosto muito de bolos com nozes vou experimentar, e se ficar bom coloco uma foto. Desejo que continue a oferecer-nos destas delicia

    ResponderEliminar
  9. Sempre vejo e faço sua receitas, mas dessa vez não conheço sementes de César... o que seria?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails