Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Marmelada



A marmelada é daqueles doces de época que nunca deixo de fazer todos os anos. É tão simples e está em conjunto com o de tomate e o de morango entre os meus preferidos.


Ingredientes:

2 kg de marmelos descaroçados
1,5 kg de açúcar
3 paus de canela.


Preparação:

Lave bem os marmelos com um esfregão para os libertar do pêlo que cobre a pele. Corte-os às metades, depois aos quartos e finalmente aos oitavos. Assim retiram-se os caroços mais facilmente. Não descasque, mantenha a pele.

Leve a cozer numa panela alta juntamente com o açúcar e os paus de canela, em lume brando por cerca de uma hora a uma hora e dez minutos.

Desligue e triture muito bem com a varinha mágica. Fica muito aveludado e com uma cor encarniçada bastante apelativa. Guarde em caixas herméticas.

9 comentários:

  1. Eu faço muito parecida com a tua e fica excelente...se quiseres dar uma cuscada naminha estás á vontade...essa taça só de olhar é uma verdadeira tentação
    um beijito

    ResponderEliminar
  2. A tua marmelada tem uma cor excelente!

    ResponderEliminar
  3. Exelente aspecto, bela cor e deve estar uma delicia, so falta agora é uma fatia de queijo para acompanhar e fica um Romeu e julieta perfeito!
    Beijinhos e Parabens

    ResponderEliminar
  4. Oi Miguel, vim conhecer seu blog.
    Como disse a Belinha, suas receitas são ótimas e as fotos maravilhosas.
    Estarei te acompanhando.
    http://blogdadonasonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Quando estou em Portugal pela altura dos marmelos faço sempre, aqui na Inglaterra o marmelo é uma fruta muito pouco vista.
    Excelente cor e textura ♥

    ResponderEliminar
  6. Bonita cor e textura!
    Ficava de bom grado com uma tacinha dessas :)*

    ResponderEliminar
  7. que cor mais bonita!!!
    este ano não fiz...

    ResponderEliminar
  8. hum esta memso linda essa cor da marmelada:-)
    beijinhos miguel

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails